fbpx

Regra do Y em inglês

Hey you! Welcome to Iupi World!

Se você já estudou inglês antes ou ainda estuda, deve ter visto dezenas de regras do Y em inglês (tira o Y e acrescenta IES, tira o Y e acrescenta IED, tira o Y e acrescenta IER, IEST, entre outras). Em geral você tem várias regras para a mesma coisa (plural, verbo na terceira pessoa, passado, comparativo de superioridade, superlativo, e muito mais).

Pois saiba que não são dezenas de regras confusas e desconexas. Neste post você vai entender de vez que todas têm a mesma lógica e venho através deste artigo criar a REGRA DO Y EM INGLÊS IUPI, que simplifica tudo o que você já viu sobre este tema em poucas palavras, em uma "regra" bem simples e eficiente.

Eis então a "REGRA" do Y Iupi:

Quando for acrescentar uma TERMINAÇÃO em qualquer palavra em inglês e esta for TERMINADA EM Y ANTECEDIDO DE CONSOANTE,  tire o Y e troque-o por um I (i) e depois acrescenta a terminação normalmente.

São exemplos de terminações:  S, ED, ER, EST, FUL, NESS, etc - O importante é entender a lógica. No vídeo você entenderá facilmente (link do vídeo Youtube: https://youtu.be/22Fj_zSTiqk

Exemplos da "regra" Iupi:

HAPPY =  feliz                   HAPPINESS = felicidade

PRETTY = bonita               PRETTIER = mais bonita

I STUDY = eu estudo         I STUDIED = eu estudei

BEAUTY = beleza               BEAUTIFUL = belo(a)

EASY = fácil                      THE EASIEST = o mais fácil

BABY = bebê                     BABIES = bebês   (no caso de plural ou verbo na terceira pessoa, ao invés do IS, fica IES)

A mudança do Y por I só se aplica quando o Y é precedido de CONSOANTE. Se for vogal, não se troca por I, acrescentando a terminação normalmente. Ex: PLAYED, BOYS, STUDIED,...).

That's it! Have a lot of fun!

 

 

Please follow and like us:
Follow by Email
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube
LinkedIn
Instagram

Compartilhe as dicas de inglês Iupi com seus amigos e contatos!

Fernando Siqueira

About the author

Professor de língua inglesa há mais de 27 anos, autor do método Iupi - Inglês Criativo. Autor de 12 livros, com mais de 30.000 exemplares vendidos e enviados para mais de 40 países. Experiência de vida nos Estados Unidos. Proficiência em inglês pela Suffolk University (Boston, Massachussets, USA), Opdec, Up-to-date English Conversation Course, Special English Services, com TOEFL em validade.
Palestrante em vários eventos importantes como o Salão do Livro do Tocantins, UEG, Semana de Letras, FLIT, e vários outros.
Tradutor simultâneo em vários eventos.
Músico com experiência profissional de vários anos em palco e estúdio.
Empresário, Empreendedor, dono da marca Iupi Inglês Criativo.
Proprietário da chácara Iupiland, onde são realizados os programas de Imersão Iupi. Diretor do Curso de Inglês Iupi, em Morrinhos / GO desde 1997.

5 comments on “Regra do Y em inglês”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga e Compartilhe o Iupi