fbpx

Como aprender inglês com música: 5 passos para aprender de vez

 

Provavelmente você ouve músicas em inglês quase todos os dias. Apesar disso, acredito que muitas vezes as palavras cantadas passam despercebidas por você. Há uma grande diferença entre ouvir uma música com a intenção de aprender e ouvir uma música aleatória apenas por ouvir.

E aprender inglês ouvindo música é muito mais divertido do que aprender conceitos gramaticais, não é mesmo? Isso não significa que você deva ignorá-los, muito pelo contrário, você deve utilizar ferramentas dinâmicas e interessantes como a música para unir as duas coisas: estudos e diversão.

Por isso, no post de hoje, você vai descobrir como aprender inglês com música de verdade. Você também descobrirá como encontrar novas músicas em inglês (incluindo uma playlist de aulas gratuitas de inglês com música) e como aproveitá-las para aprender ao máximo.

 

Por que aprender inglês com música?

Então, o que há de especial no método de aprender inglês com músicas que o torna tão eficaz?

  • A música é boa para a sua mente. Além de fazer bem a saúde do coração e proporcionar alegria e bem-estar, a música pode te ajudar a aprender uma segunda língua.
  • Você aprenderá a linguagem do dia a dia. Músicas em inglês quase sempre contém muito vocabulário, frases e expressões úteis que você pode usar no seu dia a dia.
  • Você vai se familiarizar com o som das palavras. Ouvir músicas permite que você aprenda e se acostume com a pronúncia das palavras.
  • Você ficará com o inglês na cabeça. Muitas músicas em inglês contêm frases repetitivas e isso gruda na mente.
  • Ouvir música é um hábito fácil. Quando não se tem muito tempo livre, aprender inglês fica difícil. Mas quando você aprende ouvindo música, você não precisa de tempo extra, pois você ouvi-la de qualquer lugar.

 

5 dicas para aprender inglês com música

Vamos ao que interessa…

Aqui estão nossas cinco dicas para ajudar você a aprender inglês com músicas. Confira!

 

1. Procure as músicas certas

Existe uma infinidade de estilos, gêneros e intérpretes musicais no mercado. Porém, nem todos poderão te auxiliar em seus estudos. Utilize ferramentas como YouTube, Vimeo, Spotify e principalmente o YouTube para acompanhar as músicas de seu interesse com suas respectivas letras (lyrics). Essas plataformas são incríveis e podem te ajudar muito!

Tente evitar músicas que…

  • Tem linguagem difícil;
  • Não são muito populares;
  • São muito rápidas.

E escolha músicas que…

  • Você ama;
  • Músicas que contam histórias (o que pode facilitar a compreensão da letra com o clipe);
  • Sejam sobre romance e amor (música pop, geralmente), pois são mais fáceis para começar.

 

2. Estude a letra e o vocabulário

Ouvir música é sem dúvida a melhor parte do aprendizado, mas não é o suficiente. É muito importante que você estude a letra e revise seu vocabulário, pois só assim você conseguirá aprender palavras soltas, frases inteiras, expressões, gírias e muito mais.

 

3. Cante ao longo do dia

Comece lendo cada frase repetidamente. Leia em voz alta! Não há forma melhor de aprender a falar do que falando, não é mesmo? E não há forma melhor para memorizar palavras e frases do que a música! Portanto fale e cante em voz alta!

Além de te permitir reproduzir as palavras ouvidas com boa pronúncia, cantar te permitirá ter contato não só com outra língua, mas com outra cultura.

 

4. Tente cantar de memória

Logo você conseguirá cantar uma música sem olhar sua letra, isso significa que você está conseguindo assimilar cada palavra ao seu respectivo som. Esse é um grande sinal de avanço! Ao ver a letra da música e até mesmo sua tradução, você entenderá o posicionamento das palavras naquele contexto e ao invés de decorá-las, vai aprender todos os significados ali presentes.

 

5. Encontre uma nova música e faça tudo novamente

Você não precisa aprender uma música por completo para aprender outra, ou seja, se não conseguiu entender algumas palavras, não se preocupe. É perfeitamente normal! Quando se sentir confortável com uma música, passe para a próxima. Apenas lembre-se de voltar para a primeira música depois de algum tempo e revisar tudo o que você aprendeu.

 

Divirta-se! Aprender inglês com música é muito prazeroso e pode fazer toda a diferença em sua jornada de estudos!

Compartilhe o Iupi com seus amigos e contatos!

About the author

Autor do método Iupi - Inglês Criativo

1 comment on “Como aprender inglês com música: 5 passos para aprender de vez”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga e Compartilhe o Iupi