Qual a melhor idade para aprender inglês ou outro idioma? É comum o pensamento de que as crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma, em especial o inglês. Esta é uma afirmação feita constantemente pela maioria dos estudantes até mesmo por educadores, mas que nem sempre condiz com a realidade. Afinal, qual a melhor idade para aprender inglês?
Para entender esta questão, é preciso raciocinar por vários pontos e ângulos de visão diferente. Em se tratando de idade, o desenvolvimento cerebral de uma criança pode ainda não estar completo e isto pode influenciar tanto positiva quanto negativamente no resultado. Se a metodologia for específica para aquela idade ou não, se o método é realmente eficiente, se o professor (a) é qualificado para ensinar (não me refiro a diplomas, mas a ter vocação ou não), se o material é adequado e se o ensino é direcionado à alfabetização da criança em inglês. Resumindo, são muitos fatores que podem dificultar o aprendizado da criança.
A maioria dos argumentos da maioria dos cursos são oriundas de puro marketing, sem a verdadeira preocupação com o ensino. O foco das escolas é, em geral, trazer formas de aumentar a quantidade de alunos e o faturamento anual.
Todos podem aprender inglês. Dos 8 aos 80. O que vai diferenciar é o interesse. As pessoas aprendem porque são dedicadas e estão interessadas no conteúdo. Em mais de 35 anos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, percebi que alunos com mais idade e que são interessados e dedicados conseguem aprender tão bem ou até melhor que as crianças. E uma criança que não está interessada não tem bons resultados. Assista a um vídeo sobre este tema clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=OWNgSxqq_iI
A melhor idade para aprender inglês é a que você está agora. Comece do começo, pois este é o ponto. Não comece por nível A, B, C … O segredo é o início, a alfabetização, a combinação das letras e sons. Escolha um método que te mostre os sons, como em uma cartilha. Não pule as etapas! Ao invés de demorar mais, isto vai economizar seu tempo e dinheiro. Valorize cada palavra e frase que aprendeu, praticando dia a dia. Assim, você vai chegar no melhor resultado e perceber que a melhor idade para aprender é a sua. Apesar de estar me referindo a idiomas, esta dica vale para tudo na vida. Veja como a idade ou nível não influencia sua vontade de aprender: https://inglescriativo.com.br/idades-e-niveis/
Tenha perseverança e aproveite cada momento, pois a melhor coisa da vida é aprender.
Fernando Siqueira é professor de inglês, autor do método Iupi Inglês Criativo
Deixe um comentário